Curitiba vista por Andrade Lima
Alguém disse sobre Andrade Lima:
" ... enquanto alguns passam o tempo todo pensando sobre o todo, o macro, outros constroem carreiras magníficas no quintal de casa. É muito bonito isso, ver como esse artista passou a vida toda trabalhando, inesgotavelmente, a partir da terra que ele amava."
. Em 1993, Andrade Lima foi agraciado com o prêmio
"Cidade de Curitiba 300 Anos - Melhor Pintor" e, no ano seguinte, recebeu sua consagração máxima, sendo homenageado pelo Governo do Estado como "Cidadão Benemérito do Paraná", em agradecimento à sua obra como artista e mestre, hoje reconhecida, mas, que a posteridade enaltecerá como a de um dos artistas mais importantes que o Paraná produziu para a Humanidade.
Luiz Carlos de Andrade Lima (1933-1998),
o “cronista de Curitiba”.
Andrade Lima retratou os mais diversos temas, com ênfase para os religiosos e os sociais. São figuras do povo, gente simples das ruas e praças de Curitiba, dos bares e das mulheres da noite.
Por isso, ficou conhecido como o “cronista de Curitiba”.
Em 1980 fundou a "Andrade Lima - Galeria e Escola de Arte" onde lecionou por vários anos, tendo, ainda, sido professor na Escola de Belas Artes do Parana´, Faculdade de Artes do Paraná, Colégio Bom Jesus, Escola Polivalente de Curitiba, Colégio Tuiuti, Colégio Estadual do Paraná e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário